O escritório de arquitetura Agence Ter venceu o concurso para remodelação das margens do East Bund, adjacente ao Pudong em Xangai, reconstruindo 21 quilômetros de margem ao longo do rio Huangpu. Criando elementos programáticos para cinco seções da margem do rio, Agence Ter espera introduzir uma variedade de funções no que agora é uma área inutilizada. Nas palavra dos arquitetos, "o projeto redefine o espaço para criar uma interface viva entre vizinhanças e o rio, uma nova área para a articulação do transporte, ecologia, espaços públicos, atividades e economia".
Organizados em três caminhos principais – descobrimento, eixo principal e esportes – o sistema tripartido irá sistematizar os fluxos e usos em eixos contínuos de movimento ao longo do terreno. Cada um dos caminhos também será apoiado por equipamentos para dar vida às margens e inspirar novas atividades para o espaço. O Agence Ter prevê uma síntese de funções diárias e vida noturna, conjuntamente à eventos nacionais.
O Caminho Principal será um promenade peatonal – os arquitetos a chamam de "principal artéria do projeto" – que irá incluir instalações temporárias e permanentes e serviços como barracas alimentícias, parque infantil e gramados. O Caminho dos Esportes será voltado para ciclistas, corredores e entusiastas de uma vida ativa; aparatos incluirão suporte para treinos e preparação física, mesas de ping pong e campos desportivos. O Caminho do Descobrimento será um modo de se engajar com a riqueza dos assentamentos das margens, oferecendo informações sobre o patrimônio natural, cultural e arquitetônico. Cada um dos caminhos proporcionará vistas para o rio e para a metrópole e os espaços naturais ao longo dos 350 hectares do projeto irão destacar a biodiversidade e a proteção de fauna e da flora.
Aceitando o desafio de remodelar uma paisagem de 21 quilômetros, a proposta da Agence Ter procura criar soluções específicas guiadas pela identidade existente e ecologia de diversas partes da margem do rio. Os arquitetos propõem a continuidade espacial através do uso de platôs, pontes pelos canais, passarela e "monumentos" na marcação dos quilômetros, chamados de "totens" – espaços que serão usados para informações turísticas, como guaritas, restaurantes e alguns outros propósitos, salientando ritmo e fluxo para o parque.
Ao reconectar os habitantes com o rio Huangpu, o escritório espera valorizar os canais do rio através de portos para barcos, transportes à cabo e conexões de linhas férreas e de metrô.
O cliente do Agence Ter para este projeto é o Shanghai East Bund Investment Group Co, Ltd e o projeto é uma parceria entre o escritório e os consultores JFA, SCS, AND Studio e Concepto. A construção do projeto tem início ainda para este ano e sua conclusão está prevista para 2019.